sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

CANTINHO DO COLABORADOR

O Cantinho do Colaborador. Este é o espaço para que os colaboradores da Vogler possam expressar suas idéias, mandar frases e pensamentos, declarações, perguntas. Enfim, o seu espaço no Aditivado:

Cantinho do Colaborador - Patrícia Sanches

A corrida de rua, ou "pedestrianismo” como também é conhecida, é uma das modalidades de esporte que mais vem crescendo e atraindo adeptos em todo o mundo. Atualmente, existem milhares de corredores, profissionais ou amadores,que participam de competições dentro e fora de seu país, e que, em diferentes distâncias, como as provas de 10 km, 21,095 km (Meia Maratona) e 42,195 km (Maratona), buscam por superação, recordes ou simplesmente por uma melhor qualidade de vida.
Apesar de ser uma prática saudável e muito recomendada, participar de uma corrida de rua requer uma preparação especial, pensando nisso seguem algumas dicas e orientações básicas para esse tipo de evento.
Antes de tudo, é importante dizer que, para realizar uma corrida com segurança, você deve procurar um profissional qualificado (Educador Físico) que o auxilie em seus treinamentos.
Ter pressa não é o mais indicado quando se refere a melhora da performance, pois ninguém se torna um grande corredor da noite para dia. Para isso é preciso dedicação, paciência e disciplina.
A ALIMENTAÇÃO . Em corredores, o consumo de carboidratos deve ser aumentado para evitar o esgotamento gradual das reservas de glicogênio, que pode ser causado por dias consecutivos de treinamento intensivo.
Logo após o término de sua corrida e/ou treinamento (até 4 horas) é interessante fazer uma dieta rica em carboidratos, objetivando auxiliar a síntese de glicogênio dos músculos e do fígado.
No dia da competição, a dieta deverá ter baixo teor de proteína que é eliminada pelos rins juntamente com uma quantidade proporcional de água. Assim, estaremos prevenindo um possível quadro de desidratação.
Procure não fugir de sua rotina alimentar no dia da prova. Isso pode provocar algum tipo de distúrbio intestinal e atrapalhar seu desempenho.
A HIDRATAÇÃO A corrida resulta numa grande perda de água para o atleta. Por isso, é preciso se hidratar antes, durante e após a atividade praticada. Não há uma regra definitiva para saber a quantidade de líquido necessária para repor a perda, mas deve se ingerir líquidos antes de ter sede. Durante a corrida, a quantidade de líquidos a ser tomada deve tentar repor a quantia perdida através do suor. Além de água, é interessante que o atleta tome outros tipos de líquidos durante o exercício, como os isotônicos, visando à reposição de outras substâncias como sais minerais.
OS EQUIPAMENTOS Quando pensamos em corrida, a primeira coisa que vem em nossa cabeça é: "preciso de um tênis". Hoje, existem vários tipos e marcas que são considerados adequados para a prática de corrida. Uma escolha acertada trará mais conforto e segurança para o atleta. Palmilhas especiais também ajudam a amortecer o impacto do contato com o piso. O mesmo acontece com meias especiais, que possuem reforços em pontos específicos e evitam a formação de bolhas nos pés. A escolha do vestuário - camiseta, calção, meia e boné - também deve levar em consideração o conforto e adequação ao clima.

AS LESÕES Muitas vezes, durante os treinamentos ou até mesmo durante a competição, você é surpreendido com dores que nem sempre têm seu motivo claramente identificado. Vários são os fatores que influenciam no aparecimento de lesões entre os corredores. Além disso, os erros de treinamento envolvendo aumento excessivo de quilometragem muito rapidamente, treinamento de velocidade e treinamento em ladeira podem estar envolvidos no aparecimento das lesões.
A melhor coisa a se fazer no caso do aparecimento de uma lesão é procurar um médico do esporte e seguir as orientações e o tratamento adequadamente.
Siga essas dicas e faça de sua corrida um esporte seguro, proveitoso e prazeroso!
Vamos correr!



Nenhum comentário:

Postar um comentário