Batata doce é a campeã de betacaroteno - Guilherme Calemi
Garante a cor do verão, além de outros benefícios
A batata doce é a campeã de betacaroteno, se comparada com outros vegetais e frutas que também oferecem esse importante antioxidante, como a cenoura, abóbora, manga e outros. Há cerca de 400 tipos desse tubérculo, com a casca variando do roxo, vermelho, amarelo, laranja e branco. A “polpa” vai do branco ao laranja.
Os benefícios:
1) Fonte do antioxidante betacaroteno: contribui no combate aos radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e algumas doenças crônicas não transmissíveis. Os carotenoides também ajudam a manter o bom bronzeado no verão.
2) Fonte de licopeno: a cor vermelha oferece esse potente fitoquímico, que exerce papel na prevenção de alguns tipos de cânceres e doenças cardiovasculares.
3) Fonte de antocianidinas: a polpa roxa oferece esse potente antioxidante, que atua na saúde cardiovascular.
4) Fonte de vitamina C: contribui com a construção do colágeno e favorece a boa saúde da pele e dos cabelos.
5) Fonte de ferro: contribui com o melhor aporte de ferro na dieta, combate anemia, junto com uma dieta nutricionalmente balanceada.
6) Fonte de fibras: favorece a saciedade e controla o apetite.
7) Baixo índice glicêmico: beneficia o controle da taxa de insulina e não sobrecarrega o pâncreas. Isso faz da batata-doce, um alimento benéfico para compor dietas de emagrecimento ou de pessoas com dietas restritivas para o controle glicêmico (portadores de diabetes).
8) Isenta de glúten: é uma excelente alternativa na dieta de pessoas com restrição à proteína do glúten (doença celíaca ou alergia ao glúten).
http://veja.abril.com.br/blog/viver-bem/
Nenhum comentário:
Postar um comentário