sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

CANTINHO DO COLABORADOR - Equipe SA 8000

 

RH POSITIVO - Monica e Daniela

9 dicas para usar o 13º salário e começar 2015

Qualquer hora é hora para organizar sua vida financeira, mas quando entra uma graninha extra a tarefa fica mais fácil. Por isso, o 13º salário pode ser um ótimo impulso para colocar suas finanças nos trilhos e começar 2015 com o pé direito.

Veja a seguir as dicas para tirar um bom proveito do seu 13º salário e começar o ano em paz com seu orçamento.

1) Quite suas dívidas
Com juros altos, as dívidas sempre têm um caráter de urgência grande. Por isso, se você tiver algum débito em aberto, esse será o primeiro destino do seu décimo terceiro. “Algumas pessoas dizem que não podem sacrificar o Natal para pagar as dívidas, mas quando elas se endividaram lá atrás elas também deixaram de fazer esse sacrifício”.
Se o prazo de vencimento de um pagamento expirar, no dia seguinte a empresa que prestou o serviço pode informar aos órgãos de proteção ao crédito que existe um débito em atraso.
Cabe a esses órgãos enviar uma carta de notificação de débito ao cliente para informá-lo sobre a pendência. Se em 10 dias, contados a partir da data do envio da carta, a conta não for paga o consumidor pode ser incluído nos cadastros de inadimplência, que tornam o seu nome sujo.
As dívidas prioritárias devem ser aquelas com juros mais altos, cuja velocidade de crescimento do montante é maior, ou aquelas que podem gerar cortes de serviços.
2) Se o benefício for alto, aproveite para abater parcelas de financiamentos
“Se existe um financiamento imobiliário, vale a pena direcionar dinheiro pra antecipar parcelas”, recomenda André Massaro. Só faria sentido investir o dinheiro em vez de pagar uma dívida se a taxa de juros paga na aplicação fosse maior do que a taxa de juros da dívida, uma vez que o valor aplicado cresceria em velocidade maior do que o débito.
No entanto, se o orçamento estiver apertado e for preciso usar o benefício para pagar despesas do início do ano (veja o tópico quatro) não vale a pena abater parte do financiamento para depois contrair novas dívidas.
3) Se a dívida for muito alta, negocie antes de queimar o 13º
Caso a dívida seja muito alta, o 13º salário pode não fazer nem cócegas. Se o dinheiro não cobrir a dívida toda, com o efeito dos juros compostos o débito pode crescer de novo e o benefício pode ter sido usado em vão.
Se os juros tiverem elevado a dívida de forma que ela tenha se tornado impagável e as taxas forem muito altas, vale a pena renegociar com o banco a redução dessa dívida antes de pagá-la (veja dicas para renegociar dívidas).
4) Faça uma reserva para as despesas do início do ano
Fazer uma provisão para os gastos de início de ano, como IPVAIPTU, matrícula e material escolar pode soar repetitivo. Mas, mesmo sabendo que esses gastos chegam e pesam bastante no início do ano, nem sempre o décimo terceiro é guardado.
“É importante fazer uma reserva para ficar líquido no começo do ano. Para isso, o dinheiro pode ser investido na poupança mesmo, porque ele vai ser resgatado no curtíssimo prazo”.
5) Inicie um investimento... 
Se você não tem investimentos e o seu objetivo é mudar sua vida financeira em 2015, as aplicações devem vir antes das compras de Natal.
O primeiro passo para qualquer projeto de investimento deve ser a formação da reserva de emergência, uma poupança que possui o equivalente a pelo menos seis meses da sua renda e serve para cobrir situações extraordinárias, como a perda do emprego ou um problema de saúde na família.
“Estamos em tempos difíceis e existem muitas dúvidas sobre o futuro da economia. O desemprego pode subir e em vista dessas incertezas é importante usar o 13º para fazer reserva”.
O dinheiro da reserva deve ser investido em produtos de renda fixa com alta liquidez, ou seja, que permitam o resgate a qualquer momento, já que o dinheiro pode precisar ser usado de uma hora para outra.
Por isso, especialistas recomendam investir em produtos como fundos DI, fundos de renda fixa, CDBs sem prazo de carência e até mesmo na poupança, que apesar de não ter um alto rendimento, será a aplicação com mais facilidade de resgate.
6) ...ou parta para investimentos mais sofisticados
Se a sua reserva de emergência já foi formada, o 13º pode ser destinado a investimentos mais sofisticados, que gerem um retorno maior. “É um momento bom para investir, a taxa de juro no mercado futuro está alta e é interessante que o investidor vá para investimentos atrelados à inflação já que teremos cenários de inflação não muito tranquilos nos próximos meses”.
O investimento em Notas do Tesouro Nacional série B (NTN-B) - títulos do Tesouro Direito que pagam uma taxa de juro mais a variação da inflação medida pelo IPCA – e nas Letras de crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), títulos isentos de imposto de renda, emitidos por instituições financeiras, que podem ter sua remuneração atrelada ao CDI, taxa muito próxima à Selic.
É importante observar os prazos desses investimentos. A NTN-B, por exemplo, é um título de longo prazo e se for resgatada antes do vencimento pode gerar prejuízos. Já as LCIs e LCAs podem ter taxa de carência, penalidade aplicada em caso de resgate antecipado. “Já existem LCIs e LCAs com resgate a partir de 90 dias, mas seus prazos não são tão curtos”.
Ainda que os bancos grandes sejam o caminho mais fácil, as LCIs e LCAs de bancos médios costumam ter remunerações maiores - de 90% ou até 100% do CDI -, mesmo se o valor aplicado não for muito alto. Mesmo com maior risco de crédito, caso o banco quebre, as LCIs e LCAs são protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito, em até 250 mil reais, por instituição e por CPF. 
7) Pague a viagem do final de ano
Se você já reservou parte do 13º salário para as despesas de início de ano e os investimentos estão em ordem, os gastos das viagens de fim de ano podem ser uma forma inteligente de usar o benefício.

“Especialistas da área de finanças comportamentais [estudo das emoções por trás das decisões financeiras] já fizeram pesquisas que mostram que fazer dívidas com viagem não é bom negócio porque é uma experiência em que se consome tudo no momento e só ficam memórias. Como não é algo palpável, se continuamos pagando algo que não usamos mais isso gera um sentimento de culpa”.
8) Combine com a família um Natal alternativo (se possível) e gaste menos 
Os preços são formados de acordo com a oferta e a demanda, por isso não existe muito segredo: como a demanda aumenta no Natal, a alta dos preços é um movimento certo. 
Para driblar os preços altos, a família converse sobre a possibilidade de trocar presentes mais para frente. “Se a família não tiver crianças, ou se for um casal, deixar os presentes para janeiro ou fevereiro pode ser um bom negócio”.
A estratégia pode ser boa não só pelas promoções, mas porque no final de ano nos sentimos mais tentados a gastar. “Se a criança já é um pouco mais velha, vale a pena mostrar a economia que a família terá se esperar um pouquinho. A celebração, seja ela qual for, não pode ser confundida com um frenesi de consumo”.
9) Consuma com inteligência 
Mesmo diante de tantas outras recomendações, usar o 13º também para as compras não é nenhum crime, sobretudo se a situação financeira estiver sob controle. “Hoje vivemos uma situação na qual muitas pessoas estão endividadas, então se a pessoa não tem dívidas e já organizou seus compromissos de começo ano, ela está 'abençoada' e pode ir para o consumo”.
Mas, ao usar o benefício para as compras, busque fazê-lo de forma consciente. Ao se planejar com antecedência, por exemplo, é possível usar a criatividade para dar um presente diferente, sem que seja preciso gastar rios de dinheiro. Portanto, evite deixar os presentes para a última hora, quando suas únicas opções podem ser ir ao shopping e gastar mais dinheiro para comprar a única opção disponível no momento.
“Até o próprio ambiente dos shoppings e de lugares como a 25 de Março ficam muito cheios e tudo fica muito confuso. Aquelas músicas de fundo, a iluminação de Natal, tudo isso afeta nossa capacidade cognitiva de organização e raciocínio e acabamos consumindo mais”.
Muitas pessoas passam dos limites porque pensam no curto prazo. “É como se a gente não comprasse agora nunca mais tivesse a chance de comprar. As propagandas fazem muito isso e dizem que é a última chance. Essa mensagem de agora ou nunca toma uma dimensão tão grande na cabeça das pessoas que além de gastar o13º elas fazem empréstimos e se endividam”.


 

 

REDE SOCIAL - Gilvan


Nome: Iuri Silva dos Santos

Data de Nascimento: 17/11/1988

Comida Preferida: Camarão na moranga

Time do Coração: Palmeiras

Tempo de Vogler: 6 meses

Área de Atuação na Vogler: Operações

Hobby: Musica

Frase ou Pensamento “Alegria é o fogo que mantém aquecido o nosso objetivo  ,e acesa a nossa inteligência.”

SAÚDE E BEM ESTAR - Andreza

Sete bons motivos para você se espreguiçar todos os dias

Dor de cabeça e até lesões se mantêm longe do corpo alongado

O despertador toca e o barulho estridente atravessa o cérebro, tirando você do descanso profundo. Muitas vezes, a rotina atrapalhada faz com que saltemos da cama num pique só, deixando passar batido um pequeno prazer: espreguiçar-se. Só que uma boa esticada é, além de deliciosa, uma grande amiga da saúde. Conheça sete motivos para você tornar o movimento um hábito indispensável no seu dia a dia. 
1. Acorda o cérebro 

"Ao dar aquela espreguiçada, os músculos se esticam e sua circulação sanguínea é ativada, mandando uma mensagem de alerta para cérebro", explica o ortopedista Fabio Ravaglia. Isso que ajuda a dar "aquele gás" na disposição, mesmo que seja uma segunda-feira cinzenta e cheia de trabalho pela frente. 
 
2. Dá mais prazer 

Fabio explica que o ato de se espreguiçar libera endorfinas através dos músculos, hormônios neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de bem-estar. Outro hormônio, a serotonina, também é liberada nesse processo, o que ajuda também a ativar a memória e a dar mais disposição ao corpo.  
 
3. Afasta dores de cabeça 

O tipo mais comum de dor de cabeça é a cefaleia tensional que, entre outras coisas, pode ser causada pela tensão muscular, afirma o especialista. Sendo assim, espreguiçar ajuda a mandar a dor embora, pois os músculos distensionados enviam informações de que o cérebro também pode relaxar. 
 
4. Lubrifica as articulações 

Nossas articulações possuem o chamado líquido sinovial, cuja função é auxiliar na lubrificação das articulações, ou seja, auxiliar o bom funcionamento delas. Para mantê-lo em bons níveis, o alongamento dos músculos é fundamental, por isso, espreguiçar é uma maneira boa de deixar as articulações em ordem. 
 
5. Deixa o corpo de jovem 

A partir da adolescência, começamos a perder a flexibilidade. Por falta de alongamento, problemas de coluna e joelhos começam, cada vez mais, a aparecer nos jovens. Espreguiçar-se é uma forma de alongar e preservar a flexibilidade. 
 
6. Reduz riscos de lesões 

Se você é o famoso "esportista de final de semana", com certeza, sabe que antes daquela partida de futebol ou de umas braçadas na piscina é preciso fazer um bom alongamento. Entretanto, é importante que você estenda essa prática ao dia a dia, para evitar os problemas típicos desse hábito. "Espreguiçar deve ser um hábito diário, realizado pela manhã e à noite", diz o ortopedista. 
 
7. Alivia a fibromialgia 

Fabio explica que é cientificamente comprovado que para os portadores da 
fibromialgia (a doença em que o paciente apresente uma condição de dor generalizada e crônica). Espreguiçar-se pode trazer um bom alívio às dores, pois o alongamento da musculatura de todo o corpo ajuda a minimizar a tensão acumulada nas articulações. 
 

CONHECENDO NOSSOS PRODUTOS - Ana Lucia



Férias, verão e como se alimentar de maneira saudável? Projeto Verão ou energia extra para a garotada? Tempo de relaxar, descansar e optar por praticidade. É possível !! Concilie uma boa alimentação com prazer e praticidade incluindo ingredientes distribuídos pela Vogler. Leias os rótulos e você com certeza vai encontrá-los!!

  • Coma em intervalos regulares, a cada três horas, incluindo lanches saudáveis contendo mais proteínas que dão saciedade pra você não estar faminto na próxima refeição. Opções: proteína de soro de leite (WPC), aclamada pelos atletas, colágeno (Solugel), proteína da beleza de dentro pra fora ou proteína hidrolisada de trigo (Meripro 500) para os adeptos a alimentação vegetariana .
  •  Bebidas a base de leite, soro, soja, combinadas com frutas, cacau ou cereais em embalagem longa vida, são uma opção prática para um lanche saudável e nutritivo. Nossas carragenas, pectinas,  gomas xantana, guar e cmc são os responsáveis pela estabilização e textura.
  • Beba pelo menos dois litros de água por dia ou bebidas leves, sem açúcar, adoçadas com sucralose, stévia ou frutose.
  • Escolha uma dieta pobre em gorduras saturadas e colesterol, por que não incluir uma boa fatia de panetone com fibras e redução de gordura (Ztrim)? Que tal optar por molhos e maioneses com baixo teor de gorduras (gomas xantana e guar).
  • Use açúcar com moderação ou opte por adoçantes, com moderação (sucralose, aspartame, stévia).
  • Vontade de chocolate? Prefira com maior teor de cacau e pouco açúcar, com maltitol, polidextrose e sucralose.
  • Dê preferência a alimentos que contenham mais fibras como pães, bolos e bebibas enriquecidos com fibras solúveis (polidextrose, goma arábica, ciclodextrina).
  • Prefira os corantes naturais: betacaroteno, licopeno, carmim, urucum,  cúrcuma, antocianina, clorofila, betaína.
  • Na hora da cervejinha, ninguém é de ferro, alginatos, de nosso parceiro Kimica, vão garantir aquela espuma cremosa e estável!!

CANTINHO VERDE - Eliana Fritz


A Terra precisa atualmente de quase 18 meses para repor o que a humanidade lhe tira em um ano. Para continuarmos a viver do que o planeta pode nos oferecer, só há uma alternativa: transformar substancialmente nossos padrões de consumo.
Todos nós podemos contribuir, o instinto humano de sobrevivência deve triunfar.
10 Ações para inicio imediato:
1) Beba água da torneira filtrada, em vez da água mineral embalada em garrafas de plásticos.
2) Coma sobretudo frutas e verduras da estação. Prefira alimentos frescos, não embalados.
3) Diminua ao máximo a ingestão de alimentos congelados, comida em geral de pouca qualidade, cuja produção requer o consumo de muita  energia.
4) Quando possível, substitua a carne por prato de vegetais, A pecuária de bovinos (sobretudo a intensiva) é uma importante fonte de poluição. Além disso o consumo excessivo de proteínas faz mal à saúde.
5) Antes de ligar o automóvel, pergunte-se: "É realmente indispensável que eu use este meio de transporte?
6) Substitua as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, que consomem muito menos energia. Em vários países, sobretudo europeus, as lâmpadas normais não serão mais comercializadas.
 
7) Evite ao máximo o uso de sacolas de plásticos. Habitue-se a usar uma sacola de algodão que pode ser lavado e reutilizado muitas vezes.
8) Não use pratos e copos de plástico descartáveis. Utilize pratos e vasilhas de plásticos, louça ou outro material lavável e reutilizável, ou no máximo pratos em plástico 100% biodegradável.
9) Sempre que possível, substitua os guardanapos de papel por guardanapos de algodão.
10) No Natal e nos aniversários, presenteie as crianças com brinquedos que não precisem de pilhas (ou deem com pilhas recarregáveis)  e que usem a menor quantidade de plásticos possível.    
       Há grande variedades , como os feitos com  tecidos ou madeira colorida.
Fonte: Revista Planeta
Matéria: O fim da era do DESPERDÍCIO. Consumir é preciso, mas o insustentável tem de ser abolido para que a TERRA sobreviva.

POLÍTICA SA8000 - Equipe SA8000

“A Vogler Ingredients Ltda. tem como missão atender os requisitos da Norma Responsabilidade Social – SA8000, que consistem:
- Buscar a melhoria contínua de seu Sistema de Gestão de Responsabilidade Social atendendo à Consolidação das Leis de Trabalho, à Convenção das Nações Unidas sobre o Direito da Criança e à Declaração Universal dos Direitos Humanos.
- Aprimorar a relação com colaboradores, fornecedores e clientes, incentivando assim os valores sociais e éticos.
- Proporcionar um ambiente de trabalho seguro, saudável, sem atos discriminatórios, a fim de contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal de toda a sua equipe.”

A norma SA8000 e a política SA8000 estão disponíveis para consulta no mural localizado no térreo.


Urna das preocupações
Está localizada na copa a urna do Tratamento das Preocupações SA8000.
A finalidade desta ferramenta é abrir o canal entre colaboradores e comitê SA8000 para expor suas preocupações ou dar sugestões ao sistema e à empresa.
Não há necessidade de se identificar, mas, lembrando que as mesmas devem seguir o pensamento coletivo.
Você também pode entrar em contato com os representantes dos colaboradores, Eliana e Gilvan.


Conceitos e Requisitos da Norma SA 8000/2008
1. Trabalho Infantil;
2. Trabalho Forçado;
3. Saúde e Segurança Ocupacional;
4. Liberdade de Associação e Direito a Negociação Coletiva;
5. Discriminação;
6. Práticas Disciplinares;
7. Jornada de Trabalho;
8. Remuneração;
9. Sistema de Gestão.

Iniciativa Ética Comercial
1. O emprego será escolhido livremente
2. A liberdade da associação e o direito às negociações coletivas serão respeitados
3. As condições de trabalho serão seguras e higiênicas
4. Mão de obra infantil não deverá ser usada
5. Salários dignos serão pagos
6. As horas de trabalho não serão excessivas
7. Não haverá discriminação
8. Trabalho regular será proporcionado
9. Tratamento desumano e severo não serão permitidos