sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

CANTINHO VERDE - Eliana Fritz


A Terra precisa atualmente de quase 18 meses para repor o que a humanidade lhe tira em um ano. Para continuarmos a viver do que o planeta pode nos oferecer, só há uma alternativa: transformar substancialmente nossos padrões de consumo.
Todos nós podemos contribuir, o instinto humano de sobrevivência deve triunfar.
10 Ações para inicio imediato:
1) Beba água da torneira filtrada, em vez da água mineral embalada em garrafas de plásticos.
2) Coma sobretudo frutas e verduras da estação. Prefira alimentos frescos, não embalados.
3) Diminua ao máximo a ingestão de alimentos congelados, comida em geral de pouca qualidade, cuja produção requer o consumo de muita  energia.
4) Quando possível, substitua a carne por prato de vegetais, A pecuária de bovinos (sobretudo a intensiva) é uma importante fonte de poluição. Além disso o consumo excessivo de proteínas faz mal à saúde.
5) Antes de ligar o automóvel, pergunte-se: "É realmente indispensável que eu use este meio de transporte?
6) Substitua as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, que consomem muito menos energia. Em vários países, sobretudo europeus, as lâmpadas normais não serão mais comercializadas.
 
7) Evite ao máximo o uso de sacolas de plásticos. Habitue-se a usar uma sacola de algodão que pode ser lavado e reutilizado muitas vezes.
8) Não use pratos e copos de plástico descartáveis. Utilize pratos e vasilhas de plásticos, louça ou outro material lavável e reutilizável, ou no máximo pratos em plástico 100% biodegradável.
9) Sempre que possível, substitua os guardanapos de papel por guardanapos de algodão.
10) No Natal e nos aniversários, presenteie as crianças com brinquedos que não precisem de pilhas (ou deem com pilhas recarregáveis)  e que usem a menor quantidade de plásticos possível.    
       Há grande variedades , como os feitos com  tecidos ou madeira colorida.
Fonte: Revista Planeta
Matéria: O fim da era do DESPERDÍCIO. Consumir é preciso, mas o insustentável tem de ser abolido para que a TERRA sobreviva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário